Minha opinião sobre: Reforma no Ensino Médio #Rafatododia

by - 13:41



Hello everyone. Tudo bem? Hoje eu vim falar sobre essa reforma de ensino médio, que eu como aluna do terceiro ano de uma escola estadual, não apoio e nesse post vou explicar o por que. Vamos lá?


As principais mudanças são:
  • Não será preciso ter diploma para lecionar
  • Os alunos poderão escolher os cursos que querem
  • Fim da obrigatoriedade de aulas de educação física, filosofia, artes e sociologia.
  • Incentivo para o ensino integral.
Por que você não apoia?

Eu estudo numa escola estadual e simplesmente não tem estrutura para esse tipo de mudança. Se o governo quer cortar gastos, ele não pode simplesmente mudar o ensino médio (lembrando que filhos de deputados e senadores estudam nas melhores e mais caras escolas do Brasil e do mundo, sendo assim, não sabem como é a educação pública do país). Vamos questionar os seguintes fatores:

Como um professor pode dar aula sem diploma?

Isso é não é possível, imagine um professor de geografia, que mal sabe o que é geografia, que não estudou. Um professor de português analfabeto, que não sabe o básico.  Vocês permitiram que seus filhos tivessem esse tipo de educação? Eu como aluna sei como é ter um professor assim, bem, no meu caso eu tive uma professora de matemática que não sabia falar. "Mas Rafa, ela é de matemática ela só precisa saber fazer contas." Na minha opinião independente da matéria lecionada, o professor deve ter ao mínimo o conhecimento de todas. Não é por que eu tenho aulas de artes, que artes é só desenhar. Meu professor me ensinou que artes também é pensar, que temos que entender a obra e entender o que o artista passou.

Os alunos não tem maturidade para escolher a profissão tão cedo.

Eu já mudei muito de opinião até agora, desde o inicio do meu ensino médio. Ontem eu poderia querer ser química, mas e hoje? E se eu mudar de ideia? Não sou a favor de uma criança de 14, 15 anos escolher a profissão e as matérias tão cedo. "Mas nos Estados Unidos é assim". Nos Estados Unidos eles tem estrutura, eles tem boa educação, eles tem como oferecer para os alunos o básico. Aqui até se tem, mas falta muita organização, sinceramente. Não tem como se comparar um país em desenvolvimento com um país desenvolvido.

Aulas importantes sendo retiradas do currículo (Temer voltou atrás)

Entre as quatro aulas citadas que seriam retiradas do currículo, sendo assim, não mais obrigatórias, artes, sociologia e filosofia são importantes para o futuro. Vocês sabem por que? Eles nos ensinam a pensar e ver ao nosso redor o que está acontecendo. Não quero que no futuro meus filhos não pensem, não tenham opinião própria como infelizmente já acontece. Vamos mudar isso?


Opinião final: Numa escola estadual de bairro, não se há estrutura para isso, talvez uma escola central que nem a minha, sim. Porém ainda falta muito, como eles querem propor isso, se nem material direito tem, seu eu recebo 3 livros ao invés de 12, apesar de receber as apostilas, não se tem ainda o número de livros suficientes para oferecer ao aluno. Não é com uma caixa de papelão, com materiais razoáveis que vão comprar os alunos. Nós, não precisamos só de matérias, precisamos também de salas de aulas melhores, melhor educação, precisamos que o governo realmente invista e por favor, parem de roubar o que é mais precioso no mundo todo: uma educação de qualidade.

You May Also Like

1 comentários

  1. Concordo, acho totalmente desnecessário essa mudança no ensino, é muito fácil falar, já que os vossos filhos senhores Senadores e Deputados são ensinados em colegiais privado com ensino super mais elevado.
    #TodosContraReformaEstudantil

    ResponderExcluir